sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Um VASCO no Congo?

 Nos anos 80 surgiu uma equipe revelação que fez história no futebol congolês, o Kotoko de Mfoa de Brazzaville, desbancou os grandes clubes do país e levantou a taça em 1983. O clube teve uma passagem de 08 anos pela elite nacional e hoje se encontra extinto. Os “porcos-espinhos”, como eram conhecidos, deixaram uma grande curiosidade marcada na história. Porque usaram a camisa do Vasco da Gama em um campeonato?

Time com a camisa original

Com a camisa do Vasco nos anos 80

Fonte:https://sportnewsafrica.com/

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Dois grandes clubes africanos a anos vivem um martírio em suas ligas nacionais!!!!

 Retomando as postagens após 3 anos!!!

Algumas curiosidades africanas!!!



Na Costa do Marfim o grande AFRICA SPORTS DE ABDJÃ, 11 vezes campeão nacional, vice-campeão africano em 1986, 2 vezes campeão da Recopa Africana de clubes em 1992 e 1999, passa a 5 anos por um momento único, jogar a 2ºdivisão do país. E com requintes de crueldade para sua torcida, uma das maiores do país. O clube foi rebaixado em 2021 ao obter apenas duas vitórias no campeonato nacional. Aí que se iniciou o martírio do clube, seguidamente até esta última temporada 204-2025, foi vice-campeão da 2ºdivisão seguidamente, não conseguindo o tão sonhado acesso a divisão de elite!!!



Em Angola outro grande clube também passa por uma situação semelhante, o ASA de Luanda, 7 vezes campeão nacional, 3 vezes campeão da Copa de Angola, semifinalista do CAF Cup, equivalente a antiga Taça da Uefa, também segue seu martírio, desde 2019, longe da elite, o clube passa por situação financeira critica, com algumas vezes não conseguindo nem chegar a etapa final da 2ºdivisão, nos classificatórios da etapa regional de Luanda e mais uma vez esse ano não será o da volta a elite nacional, ficando em uma posição intermediária na etapa final da segunda divisão.