Este blog é para uma parcela dos fanáticos pelo futebol que além de guardarem as informações dos clubes mundo afora, gostam das descrições dos uniformes.E isso pode ter inúmeras utilidades, como fichas dos clubes, jogos de botão, football manager..etc.Minha intenção é apenas disponibilizar uma das partes de minhas pesquisas. The house of club colours and uniforms.Soccer Logos partner.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
03 de Abril de 2010,49 anos de mais uma tragédia que ligou o futebol a aviação.
Neste ano de 2010 completou-se mais um “aniversário” de uma tragédia que envolveu um time de futebol e um acidente de avião,conhecida como “La tragedia de Green Cross”.Talvez por ser um time pequeno, apesar de ter ganho o campeonato chileno de 1945, sua lembrança é bem rara, até porque não se trata de um clube que ainda está em atividade.
A 49 anos aconteceu a tragédia com a equipe do Green Cross do Chile, da cidade de Santiago, quando o avião em que viajava o clube que era conhecido como “El Equipo de la Cruz de Malta Verde” sofreu o acidente em que faleceram práticamente todos seus jogadores.
A tragédia ocorreu no dia 3 de Abril de 1961 quando a equipe do Green Cross regressava de Osorno para Santiago, onde havia jogado contra o Provincial Osorno pelo torneio Apertura da Copa Chile que em crescimento abrangia equipes de todo o país.
Neste acidente perderam a vida: Luis Medina, dirigente da ANFA(Asociación Nacional de Fútbol Amateur); Pedro Valenzuela,o funcionario da ACF (Asociación Central de Fútbol); Gastón Hormazábal Díaz, Lucio Cornejo Díaz e Roberto Gallano Guzmán, árbitros; Arnaldo Vásquez Bidoglio, treinador ; Eliseo Mouriño Oyarbide, Héctor Toledo Pozo, Dante Coppa Mendoza, Berti González Caballero, David Hermosilla Alcaide, Alfonso Vega Mundaca, Manuel “Lito” Contreras Ossandón e José Silva León, todos jogadores da equipe alviverde do Chile.
Todos esses jogadores eram antigos no Green Cross e segundo Carlos Parra, um dos sobreviventes e que não havia viajado:” partiram levando em seus corações gravados as cores dessa instituição, como inclusive se assinala no hino do clube.”
Assim como Carlos Parra, Miguel Iturrate sobreviveu a tragédia, por obrigações pessoais também não pode participar desta trágica viagem, já que era estudante universitário e tinha provas naquele dia da partida.
Assim como em outras tragédias semelhantes ocorreu uma comoção nacional em todo Chile e especialmente na familia do futebol, gerando as primeiras manifestações de sentimento unificado no país, especialmente de Temuco, assim como o apoio internacional de vários lugares principalmente do Boca Juniors da Argentina.
A equipe do Green Cross fusionou-se em 1965 com o Deportes Temuco e mudou para a cidade de mesmo nome por causa de sua pequena popularidade na capital do Chile, se chamou até 1984 Green Cross-Temuco, quando mudou para o seu nome atual Deportivo Temuco.Atualmente existe uma equipe amadora que atua no futebol de Santiago que se chama Green Cross de Temuco, fundada por três temuquenses em homenagem a antiga equipe.O antigo uniforme do clube era parecido com o do Vasco da Gama só que nas cores verde e branca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário