quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O inicio do futebol em Camarões - A historia do primeiro clube.




A pratica foi introduzido em Camarões em 1923 por um comerciante de Serra Leoa chamado Georges Goethe que fixou residência em Douala. Ele se dedicava toda noite a seu esporte favorito praticando em um terreno vazio próximo a sua residência, despertando a curiosidade da população local. Jovens camaroneses então começaram a aprender a arte da bola, começando em Douala e se espalhando por todo o território camaronês. Foi assim que em 1928 na cidade de Yaoundé surgiu o primeiro clube camaronês de futebol, o Marine Allico criado pela chefe de segurança da estação de Yaoundé e que mais tarde em 1934 mudaria o nome para Dragon Club de Yaoundé e passaria a ser comandado por chefes de uma etnia camaronesa da cidade de Yaoundé. Como a rivalidade entre as etnias na cidade de Yaoundé era grande em 1930 uma etnia rival fundou o Canon de Yaoundé começando assim uma das grandes rivalidades do futebol camaronês.
O Dragon Club começou a disputar torneios regionais contra times do centro e do sul do país, sendo campeão em 1940, 1944 e 1945.
Depois de 1945 o clube passou a ser administrado por ocidentais, principalmente por franceses que reestruturaram totalmente o clube. Em 1958 recebeu o convite para participar do primeiro campeonato nacional de Camarões.
Em 1974 sagrou-se campeão nacional e em 1982 conquisto a Copa de Camarões que lhe rendeu uma vaga na Taça de campeões Africanos de 1983, participação "frustrada" , pois seria eliminado logo na primeira fase pelo seu chara Dragons do Benin, clube que contava no seu elenco com um jogador ganês "pouco" conhecido na época que atendia pelo nome de Abedi Pele que mais tarde seria um dos maiores jogadores africanos da década de 80 e 90.
Foram diversas idas e vindas entre a primeira e a segunda divisão, atualmente a equipe que atua no Stade de La Concorde du Quartier Latin disputa a terceira divisão ou Regional Leagues e luta para voltar a elite do futebol camaronês.








Um comentário: