sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Liberia Clube Colours 2009!!!!!

Mais uma para os amigos

Premiership League

Black Star FC- yellow/green/green
Mighty Barrolle- all red
Invincible Eleven- all blue(yellow edges)
National Port Authority Anchors - all green(blue edges)
LPRC Oilers-yellow(black sleeves)/black/black
Monrovia Club Breweries- blue&white halves/blue/blue
United Soccer Ambassador -????
Gedi & Sons FC- all red
Azziz Kara- yellow(black sleeves)/black/black
Watanga FC- white(black sleeves)/black/black
Jasmie Rangers- all violet
Mighty Blue Angels- all blue
Barrack Young Controllers- all white(red edges)
Devereux FC- all blue
LISCR FC- all red


Foto da equipe Barrack Young Controllers

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Celtic x Rangers, a Velha Firma!!!!


Considerada uma das maiores, senão a maior rivalidade no futebol mundial.Não raramente, chega-se a conclusão de que não há uma partida tão repleta de características marcantes quanto Celtic x Rangers, rivais na cidade de Glasgow e em todas as outras esferas possíveis.
A primeira partida entre os dois clubes aconteceu há mais de um século, confirmando a longevidade desta rivalidade. Este primeiro encontro, ocorrido em 1888, acabou com um placar de 5 a 2 a favor do Celtic, que tinha uma equipe composta por jogadores convidados do Hibernian, já que o Celtic havia sido fundado naquele mesmo ano.

Mas o que teria de tão especial esse clássico, popularmente conhecido como: “The Old Firm” (“A Velha Firma”)? Um pequeno pormenor religioso fez com que esse clássico fosse um dos mais violentos de todos os tempos: católicos versus protestantes!
O clássico ganhou a alcunha de The Old Firm. A primeira teoria para este termo surgiu de um artigo de jornal que dizia que os jogadores davam-se tão bem que pareciam velhos amigos de empresa. Por outro lado, o termo teria surgido dos benefícios comerciais que ambos adquirem com essa rivalidade, como se representassem uma empresa.

A rivalidade entre Celtic e Rangers vai muito além das quatro linhas. Não há dúvidas de que ambos são os maiores clubes do país, e muito raramente a hegemonia nacional é quebrada. Logo, é comum que clubes que lutem sempre pelos títulos tornem-se desafetos. Mas, neste caso específico, o desgosto comum deixa as arquibancadas, com desavenças religiosas, políticas e culturais.
Enquanto o Rangers representa a população Protestante e apoia o Reino Unido e sua Monarquia, o Celtic é um clube de origem Católica irlandesa e italiana, que reprensenta a população Republicana. Portanto, para os torcedores e para a Escócia, ambos se tornaram símbolos de cada parcela do povo.

Estas diferenças sócio-culturais acabam sendo explosivas para as parcelas extremistas da torcida. Hoje, ambos admitem o preconceito como um problema e entendem que estes torcedores foram, e continuam sendo, culpados de perpetuar o partidarismo, ofensas religiosas e intolerância cultural. Ao lado do Parlamento Escocês, Grupos de Igrejas e Organizações Comunitárias, Celtic e Rangers tentam abolir os cantos e bandeiras racistas e os torcedores problemáticos, com um aumento no número de policiais e vigilância eletrônica.

Mais os torcedores extremistas fomentam essa rivalidade, para se ter uma idéia do fanatismo, os torcedores do Celtics (verde e branco) colocam estampada em sua bandeira a imagem do Papa e apóiam o grupo terrorista irlandês: “Ira”! Já os do Rangers (azul e branco), de tradição protestante anglicana, colocam em suas bandeiras o rosto da Rainha da Inglaterra, cantam o hino do Império Britânico e apóiam o grupo terrorista Protestante: “Ulster”! São verdadeiros Hooligans escoceses!

No entanto, discussões sobre o que realmente caracteriza preconceito emperram um maior avanço nesse sentido. Alegações de valorização das crenças pessoais e não o sobrepujo sobre o adversário torna difícil decretar quais cantos e bandeiras serão proibidas. A UEFA abriu dezenas de investigações sobre episódios de violência e cantos racistas, aplicou pesadas multas, mas, de acordo com a Organização de Torcedores do Rangers, se trata de uma pequena parcela da torcida, sugerindo que “não importa o quanto digam para eles pararem, pois essas pessoas simplesmente não ouvem”.
Outro detalhe curioso é que a torcida do Rangers usa camisa laranja, como provocação ao adversário, para comemorar a deposição da Monarquia Católica de Guilherme de Orange, em 1688, que era conhecido como “Billy”. Os torcedores do Celtics são conhecidos como os “Billy Boys”.

Um estudo realizado em 2000 apontou que 74% dos fãs do Celtic são católicos, enquanto apenas 4% se declararam Protestantes. Para os adeptos dos Rangers, 65% são protestantes e 5%, católicos.

Em 1931, em mais um clássico “The Old Firm”, o goleiro do Rangers teve o seu crânio quebrado por um jogador do Celtics, numa disputa de bola, acirrando ainda mais o ânimo dos torcedores.
Em 1989 o Rangers, tentando acabar com a segregação religiosa, contratou o jogador Mourice “Mo” Johnston, um católico que havia sido artilheiro pelo Celtics. E ele passou a receber ameaças de morte pelas duas torcidas, tendo depois se “exilado” nos Estados Unidos. Em meados da década de 90, isso começou a acabar.

Com dois clubes tão representativos, não é espantoso o domínio de ambos no cenário nacional. O Rangers conquistou o campeonato escocês 51 vezes, contra 42 do Celtic. Porém, o Celtic é o único escocês e o primeiro clube britânico a conquistar a Liga dos Campeões, em 1967, vencendo a Internazionale por 2 a 1, em Lisboa. Enquanto isso, o Rangers alcançou apenas as semifinais, em 1960.
Ambos detém o recorde de conquistas consecutivas da Premier League: o Rangers foi nove vezes campeão entre 1989 e 1997, e o Celtic alcançou esta marca entre 1966 e 1974. Em Copas Nacionais, o Rangers soma 31 títulos da Copa da Escócia e 24 da Copa da Liga. Por sua vez, o Celtic conquistou 34 Copas da Escócia e 13 Copas da Liga.
Atualmente, os clubes enfrentam-se, no mímino, quatro vezes ao ano, uma vez que a Premier League é composta por apenas 12 times que disputam quatro turnos. Até hoje, tivemos 150 vitórias dos Rangers, 92 empates e 135 vitórias do Celtic, totalizando impressionantes 377 confrontos.

Apesar da enorme rivalidade, os clubes uniram-se no desejo de deixar as competições escocesas e participar da Premier League inglesa. A mudança para a Inglaterra daria um aumento considerável nas finanças de ambos, uma vez que sua base de fãs é muito maior do que de alguns clubes da EPL que recebem muitos mais em direitos televisivos. Porém, os clubes ingleses e escoceses não aceitaram a idéia. Na Premiership, haveria uma grande concorrência por vagas européias e os times menores perderiam espaço. Na Escócia, haveria um interesse ainda menor pela competição sem os dois gigantes. Além disso, as federações nacionais e a UEFA teriam de aceitar essa transferência, fato pouco provável.

Fonte:Internet,arquibancada.blog.br,Alexandre Sampedro,fanaticosec,wikipedia,arquivos pessoais.

sábado, 23 de outubro de 2010

DESPORTIVO MAPUTO, conheça o clube!!!

Antes de 1921, um grupo de colonos portugueses, funda o grupo desportivo “ÁGUIAS NEGRAS” que daria a origem ao Grupo Desportivo de Lourenço Marques (GDLM). Alguns desses colonos, eventualmente, pertenceriam à franco-maçonaria portuguesa. E Pluribus Unum (Todos por um - Um por todos), é uma sigla maçónica e seria a do GDLM, a mesma do Sport Lisboa e Benfica (SLB). Apesar de benfiquistas em Portugal, os dirigentes do Desportivo (1959/60), recusam-se a serem filiais do SLB - Benfica. Era o embrião do nacionalismo branco moçambicano. Com apoio da CMLM ( Câmara Municipal de Lourenço Marques), os dissidentes do GDLM, com fervor patriótico lusitano, fundam o Benfica na Costa do Sol.
O Desportivo era por excelência, em Lourenço Marques, dos dois clubes da baixa (dos brancos), o mais popular nos subúrbios de esmagadora maioria negra e mestiça. Essa popularidade vinha da particularidade (apesar da época) de ser o clube menos racista. No Desportivo, não havia racismo na prática desportiva. Essa tradição, somente era superada pelo 1º de Maio, clube de operários e de anarco - sindicalistas, desterrados da metrópole colonial, Portugal. Foi no 1º de Maio que os primeiros atletas negros e mestiços jogaram em clubes de brancos da baixa laurentina. O 1º de Maio é fundado em 1 de Maio de 1917 e o Desportivo em 1921. O primeiro nome do 1º de Maio foi ‘Os Vermelhos’. Mais tarde, no Estado Novo português , tiveram de mudar de nome por razões políticas.

Escudo do GD Maputo atual e do GD Lourenço Marques





Na época em que ainda era colônia portuguesa o clube alvinegro da então capital era considerado uma das grandes forças do futebol moçambicano.O Grupo Desportivo Lourenço Marques foi fundado em 31 de maio de 1921,posteriormente a sua fundação conquistou vários títulos da então Liga Distrital de Lourenço Marques,foi campeão nos anos de 1925,1926,1927,1929,1937,1944,1945,1946,1952,1956,1957,1959.
Um dos clubes mais populares do período colonial o clube se consolidou também no cenário desportivo,com equipes de basquete,handebol,futsal e outros esportes além do futebol,seu carro-chefe.
Com a independência nacional em 1976 o time da Águia mudou de nome para Grupo Desportivo Maputo,conquistando logo um bicampeonato em 1977,1978.Vieram os anos 80 e somaram-se mais dois títulos nacionais em 1983 e 1988 e uma copa em 1983,culminando com a chegada as semifinais da Recopa Africana em 1990.Após esta fase de positiva o clube começou a entrar em crise financeira,levantou o título de 1995 e parou por aí,sua parte social também entrou em declínio e o tradicional Desportivo começou a perder terreno para os rivais,sempre com participações lamentáveis nos campeonatos nacionais e o antes GRANDE CLUBE da capital ficou atrás com os anos passando de seus rivais locais o Costa do Sol, Maxaquene e o Ferroviário de Maputo,tornando-se a quarta força do país,mas continuando com um dos mais tradicionais times e que ainda contava com uma torcida numerosa e fiel por todo o país.


Primeira sede

Foi então que em 2003 o clube começou a emergir das cinzas.Se estruturou,começou a disputar o campeonato nacional com mais sucesso e apoiado por sua fanática torcida,em 2006 finalmente conquistou após 11 anos o campeonato moçambicano.O GIGANTE HAVIA RETORNADO.Houve uma comoção nacional com a volta do tradicional alvinegro da capital as conquistas e a elite do futebol do país.


Sede atual

O Desportivo Maputo atua no seu estádio com capacidade para 12.000 espectadores.Usa uniforme todo negro e seu símbolo é a Aguia.Nesta sua longa existência inúmeros jogadores passaram com destaque pelo tradicional clube,foram eles S.Butaria,Amade Chababe,Dinis,Eusebio,Mike Mhlanga,Nando Perdigão,Pedro,Xande,Octavio Da Sa,Serge Faife e nos últimos dois anos o médio-ofensivo Dominguez,titular da seleção nacional e que acaba de se transferir para o futebol sul-africano.
É também do Desportivo, a única atleta de Moçambique de nível mundial, Lurdes Mutola. Atleta do Atletismo, não do Futebol. Foi formada no Desportivo pela mão do seu treinador Stélio Craveirinha.

Fontes:Livro Guia do Futebol Africano e QUO VADIS DESPORTIVO?”, de JOÃO CRAVEIRINHA.

Guiné Club Colours 2010!!!

1ºDivisão 2009/2010

Fello Star- all blue
Horoya AC - all red
Club Espoir - all yellow(black sleeves)
ASFAG - blue&white hoops/blue/blue
Etoile de Guinée - all green
AS Baraka Djoma - all blue
Club Industriel - all red
Satellite FC - yellow/blue/blue
Hafia FC - green/white/green
AS Ashanti Golden Boys - yellow/black/yellow
Atlético Etoile de Coléah - yellow(black sleeves)/black/yellow
AS Batè Nafadji - all blue
AS du Kaloum Star - yellow/green/yellow
AS des Mineurs - all blue
FC Séquence de Dixinn -??????
Sankaran FC - ?????

Milo FC de Kankan - all blue

Foto da equipe do Horoya AC

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cabo Verde Club Colours 2010!!!!!

Todos os uniformes são baseados em fotos dos times.


Campeonato Nacional 2009/10

Batuque FC -black(white sleeves)/white/white
Boavista FC - black&white chess/black/black
CS Marítimo - red&green broad stripes/white/white
SC Morabeza - sky blue/black/white
Botafogo FC - black&white stripes/black/black
Solpontense FC- yellow&black stripes/black/black
Académico do Aeroporto - all black
Sporting Clube Praia -green&white hoops/black/white
GDR do Scorpion Vermelho - all red(white hoop)
Sporting Club Boa Vista- green&white hoops/black/white
GD Ribeira Brava - green/black/white
Barreirense - all red

Others Regional Leagues

Sport Club Sal-Rei- all red
Sanjoanense - all blue
Académica Boa Vista-all black
Sal Rei- all red
Benfica NS do Monte- red/white/red
Nô Pintcha- all blue
Dinamo da Brava- all red
Academica V.N.de Sintra-all black
Ass. Académica do Fogo- all black
AD Spartak de Aguadinha - black&red stripes/black/black
Vulcânico FC- all blue
Valência -all white(red sash)
Cutelinho FC - all blue
Académica da Calheta -all black
Beira-Mar - white(blue sleeves)/blue/blue
Onze Unidos - all blue
SC Santa Maria- all red
Associação Académica do Sal- all black
Grupo Desportivo da Palmeira- green&white hoops/black/white
FC Juventude do Sal- all blue
Estrela dos Amadores - yellow/green/white
Barcelona de Tarrafal- blue&marron broad stripes/blue/blue
Varandinha - black/red/red
Desportivo São Lourenço- white(blue edges)/blue/blue
Benfica de Santa Cruz- red/white/red
GD Varanda- black/red/red
AD do Bairro Craveiro Lopes- all yellow(green edges)
Black Panthers- all yellow(black edges)
CD Os Travadores - red/white/red
Vitória FC - green&white stripes/green/white
CF Sanjoanense - blue/white/blue
Fiorentina - all violet
FC Derby- blue&white stripes/blue/blue
Associação Académica Mindelo-all black
CS Mindelense- red/white/red
Salamansa -all blue


Equipe do Mindelense que disputa o Regional

domingo, 17 de outubro de 2010

Estádios de Camarões!!!!

A título de curiosidade eu repasso a vocês fotos onde se joga futebol em Camarões..

Stade Ahmadou Ahidjo ou Ominisports em Yaoundé é o maior do país com capacidade para 40.000 espectadores.A seleção nacional e os grandes clubes da capital atuam nele.


Stade de la Réunification, fundado em 1972,localizado em Douala.Tem capacidade para 30.000 torcedores e é a atual sede do Union Douala.


Omnisports Roumdé Adjia fundado em 1978, localizado na cidade de Garoua,capacidade para 22.000 espectadores e onde manda seus jogos o Cotonsports.


Stade Municipal de Bangangté na cidade de mesmo nome, sede do Panthère, dizem capacidade para 20.000 torcedores?????, pela foto isso é questionavel e o campo é de terra.


Municipal de Limbé(Victoria Centenary Stadium)da cidade de Limbé para 12.000 torcedores ?????, onde atua a equipe do Njala Quan Sports Academy da segunda divisão.


Stade de Mbouda, um dos mais modernos do país, com capacidade para 12.000 pessoas e onde atua o Bamboutos FC.


Mankon Municipal de Bamenda para 10.000 pessoas, onde joga a equipe do Young Sports Academy e do PWB Bamenda.


Municipal de Bamendzi em Bafoussam com capacidade para 5000 torcedores e onde atua o Racing Bafoussam.


Tiko Municipal Stadium em Tiko pasra 4000 espectadores e onde atua a equipe do Tiko United


Stade Militaire em Yaoundé onde joga a tradicional equipe do Tonerre, que milita hoje na segunda divisão.A capacidade é de 2000 pessoas.


Cenajes stadium em Dschang, para 3000 torcedores, onde atua a equipe do Aigle Dschang


Municipal de Bafang, onde atua a equipe do Unisport, capacidade para 5000 pessoas.


Ngaoundere Municipal Stadium para 5000 onde atua a equipe do Girondins e do University


Moliko Buea Omnisport stadium em Buea para 7000 espectadores onde atua o Mount Cameroon FC.


Stade municipal de Nko’ovos em Ebolowa onde atua a equipe do Lion de Ngoma



FONTE:camfoot.com,wikipedia,http://www.dibussi.com,www.worldstadiums.com

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ESPECIAL BENIN!!!!



Confira mais esse especial da Soccer Logos

http://www.soccerlogos.com.br/base.asp?pag=federacao.asp&conf=1&loc=29

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A TRAGÉDIA DO ALIANZA LIMA EM 1987 VEIO A TONA 19 ANOS DEPOIS!!!!



Em Dezembro de 2009 se cumpriram 22 anos da tragédia aérea que vitimou toda a equipe do mais popular clube do Peru,o Alianza Lima,o acidente foi no dia 8 de Dezembro de 1987,nele faleceram 43 pessoas vinculadas ao clube,entre eles todos os jogadores e seu técnico.

Em 1987 o Alianza Lima,”Los Potrillos”,como eram conhecidos ocupavam o primeiro lugar na tabela do campeonato peruano e faltando apenas algumas rodadas dava-se a impressão de estar indo rumo a um novo título quando aconteceu esta terrível tragédia.No dia 07 de Dezembro deste ano o Alianza Lima viajou a cidade de Pucallpa para jogar uma partida do Campeonato Nacional,contra o Deportivo Pucallpa.

A partida foi ganha pelo Alianza por 1x0 com gol de Carlos Bustamante,porém esta foi a notícia menos importante daquele dia.
O retorno aconteceu na noite do dia 08 de Dezembro em um avião Fokker F-27 da Marinha de Guerra do Peru,mas a viagem não chegou a seu destino porque o avião se precipitou no mar quando se encontrava a poucos Km do Aeroporto Internacional Jorge Chávez na altura da cidade Chalaca de Ventanilla.
O único sobrevivente deste acidente foi o piloto, Edilberto Villar Molina que hoje vive na Austrália, faleceram todos os jogadores do clube e seu corpo técnico encabeçado pelo seu treinador Marcos Calderón.

No ano de 2006 uma investigação jornalística conseguiu a informação oficial preparada pela Marinha de Guerra do Peru,até então mantida em sigilo.Em 9 de Fevereiro de 1988, a Junta de Investigación de Accidentes de la Aviación Naval entregou ao Alto Comando da Marinha de Guerra do Peru o resultado das investigações, que continham os dados da caixa-preta do avião.
Neste relatório do acidente se assinalava que o avião apresentava falhas técnicas e que o piloto não tinha experiência para realizar vôos noturnos e nem de realizar os procedimentos de emergência corretos em caso de pane, fator determinante para a queda, chegando ao ponto do avião já em situação de emergência, o co-piloto, ter de ler o manual de procedimentos de emergência para o piloto, só que o manual estava em inglês e ambos tinham 40% de conhecimento da língua.Além disso continha um documento do relato do piloto onde pode-se ler os últimos momentos de vida do único jogador que conseguiu sair da aeronave ainda vivo,além do próprio piloto.
Alfredo Tomassini,jogador do Alianza e o piloto Edilberto,ainda ficaram algumas horas no mar de Ventanilla a espera de socorro.Alfredo não resistiu e morreu antes da chegada do socorro.

Esta informação foi sigilosa até 2006, por 19 anos ela ficou guardada na caixa-forte de um banco norte-americano.A divulgação de tal informação causou uma comoção nacional por saber da falta de preparo dos pilotos da Marinha do Peru e da péssima manutenção da aeronave.Familiares e dirigentes souberam dos detalhes do acidente e ficaram chocados.O piloto Edilberto e o co-piloto, entraram em pânico quando na segunda tentativa de aterrisar com problemas no trem de pouso da frente os passageiros foram até a cabine para ver o que ocorria.
O piloto então entregou o comando do avião ao co-piloto, ainda mais inexperiente, enquanto saiu da cabine e foi pedir a todos que se sentassem.Enquanto a noite, o co-piloto não percebia no altímetro por estar em pânico o avião descer a 700m por minuto, o piloto tentava acalmar os passageiros, de volta a cabine começou a tentar decifrar o manual em inglês para realizar o terceiro procedimento de emergência,deixando o co-piloto comandando a aeronave.

Como os passageiros voltaram a se reunir assustados na porta da cabine pela descida brusca do avião, isso causou um peso maior na parte frontal da aeronave, que aumentou ainda mais sua velocidade, nesta altura descendente.Sem reparar nas chamadas da torre do aeroporto por estarem neste estado de choque, em dado momento o co-piloto em um ato de desespero simplesmente entregou o manche do avião ao piloto, retirou os fones do ouvido e disse;”Ele é seu”; e saiu desesperado pela cabine de comando.
O piloto assustado e em choque pegou o comando do avião novamente, só que como estava em desespero também não reparou no altímetro,segundos depois o avião se espatifou no mar.
Por ironia do destino, nas duas passagens pelo aeroporto anteriores em que tentou baixar o trem de pouso da frente do avião em uma manobra de emergência, ambos foram avisados várias vezes que os 3 trens de pouso estavam já baixados em posição normal, fato visto pela torre, porém, tanto piloto como co-piloto tentaram uma terceira manobra de emergência, a que nunca ocorreu, por não ouvirem a torre comunicando este fato o que com certeza salvaria a vida de todos a bordo.Mas em desespero ambos ignoraram a torre de comando e continuaram a decifrar o manual em inglês.
Detalhe que 01 ano antes a Fokker havia mandado um relatório a Marinha do Peru,dizendo que o piloto em estado de stress,entrava em pânico e se desestabilizava.

O Alianza Lima terminou o campeonato de 1987 jogando com um time formado por juvenis e alguns jogadores emprestados pelo Colo Colo do Chile,que havia passado por uma tragédia similar e deu seu apoio ao clube peruano.A amizade destes dois clubes se fortaleceu muito após este ato de seus dirigentes.Infelizmente no restante do campeonato o Alianza fragilizado não conseguiu manter a liderança e o título acabou com a equipe do Universitário de Deportes de Lima.

Pereceram neste acidente 16 integrantes da equipe, 6 membros do corpo técnico, 4 auxiliares, 8 membros da torcida, 3 árbitros e 6 tripulantes.

JOGADORES

José Manuel “Caico” Gonzalez Ganoza
César Sussoni
Tomás Lorenzo “Pechito” Farfán
Daniel Reyes
Johnny Watson
Braulio Tejada
José Mendoza
Gino Peña
Aldo Chamochumbi
Carlos Bustamante
Milton Cavero
Luis Antonio Escobar
Ignacio Garretón
José Casanova
Alfredo Tomassini
William León
Aldo Sussoni
Marcos Calderón Medrano(Técnico)



Fonte:Internet(tradução minha)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

03 de Abril de 2010,49 anos de mais uma tragédia que ligou o futebol a aviação.


Neste ano de 2010 completou-se mais um “aniversário” de uma tragédia que envolveu um time de futebol e um acidente de avião,conhecida como “La tragedia de Green Cross”.Talvez por ser um time pequeno, apesar de ter ganho o campeonato chileno de 1945, sua lembrança é bem rara, até porque não se trata de um clube que ainda está em atividade.
A 49 anos aconteceu a tragédia com a equipe do Green Cross do Chile, da cidade de Santiago, quando o avião em que viajava o clube que era conhecido como “El Equipo de la Cruz de Malta Verde” sofreu o acidente em que faleceram práticamente todos seus jogadores.
A tragédia ocorreu no dia 3 de Abril de 1961 quando a equipe do Green Cross regressava de Osorno para Santiago, onde havia jogado contra o Provincial Osorno pelo torneio Apertura da Copa Chile que em crescimento abrangia equipes de todo o país.

Neste acidente perderam a vida: Luis Medina, dirigente da ANFA(Asociación Nacional de Fútbol Amateur); Pedro Valenzuela,o funcionario da ACF (Asociación Central de Fútbol); Gastón Hormazábal Díaz, Lucio Cornejo Díaz e Roberto Gallano Guzmán, árbitros; Arnaldo Vásquez Bidoglio, treinador ; Eliseo Mouriño Oyarbide, Héctor Toledo Pozo, Dante Coppa Mendoza, Berti González Caballero, David Hermosilla Alcaide, Alfonso Vega Mundaca, Manuel “Lito” Contreras Ossandón e José Silva León, todos jogadores da equipe alviverde do Chile.

Todos esses jogadores eram antigos no Green Cross e segundo Carlos Parra, um dos sobreviventes e que não havia viajado:” partiram levando em seus corações gravados as cores dessa instituição, como inclusive se assinala no hino do clube.”
Assim como Carlos Parra, Miguel Iturrate sobreviveu a tragédia, por obrigações pessoais também não pode participar desta trágica viagem, já que era estudante universitário e tinha provas naquele dia da partida.
Assim como em outras tragédias semelhantes ocorreu uma comoção nacional em todo Chile e especialmente na familia do futebol, gerando as primeiras manifestações de sentimento unificado no país, especialmente de Temuco, assim como o apoio internacional de vários lugares principalmente do Boca Juniors da Argentina.

A equipe do Green Cross fusionou-se em 1965 com o Deportes Temuco e mudou para a cidade de mesmo nome por causa de sua pequena popularidade na capital do Chile, se chamou até 1984 Green Cross-Temuco, quando mudou para o seu nome atual Deportivo Temuco.Atualmente existe uma equipe amadora que atua no futebol de Santiago que se chama Green Cross de Temuco, fundada por três temuquenses em homenagem a antiga equipe.O antigo uniforme do clube era parecido com o do Vasco da Gama só que nas cores verde e branca.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ARGELIA 2010/11 Que dureza achar!!!

Bati cabeça e com ajuda de meu amigo Edu Fogalli consegui entender as divisões argelinas da nova temporada 2010/2011, já que ocorreram mudanças, então vamos lá.Foi criada a 2ªdivisão profissional, com isso ficou assim dividido:

National de 1ère Division(Liga Profissional 1)

Mouloudia Club d'Alger
ES Sétif
JS Kabylie
USM Algér
USM El Harrach
JSM Béjaïa
USM Annaba
WA Tlemcen
CR Bélouizdad
CA Bordj Bou Arréridj
AS El Khroub
ASO Chlef
MC El Eulma
USM Blida
MC Oran
MC Saïda

National de 2ème Division(Liga Profissional 2)

CA Batna
MSP Batna
NA Hussein-Dey
ASM Oran
ES Mostaganem
AB Merouana
USM Bel-Abbès
CR Témouchent
CS Constantine
Paradou AC
MO Constantine
SA Mohammadia
JSM Skikda
O.Medea
US Biskra
RC Kouba

A mudança começa aqui a terceira divisão passou a ser formada por 2 grupos,

Ligue National Centre-Est
A Bou-Saada
AS Ain Mlila
ES Collo
ES El Ghozlane
Hamra Annaba
JS Djidjel
MC Mekhadma
Mouloudia Olympique de Béjaïa
NARB Réghaïa
NC Magra
USM Aïn Béïda
USM Khenchela
USM Sétif
WRB M'Sila

Ligue National Centre-Ouest
CRB Aïn Turk
IRB Maghnia
IS Tighennif
JS Saoura
JSM Cheraga
OM Arzew
RC Relizane
RCB Oued Rhiou
US Remchi
USSM Hadjout
WA Boufarik
WA Mostaganem
WR Bentalha
ZSA Témouchent

Agora a 4ªdivisão é formada por 4 grupos:

LIRF Groupe Est
CRB Ain Fekroune
CRB El Milia
NRB Chéria
NRB Grarem
NRB Touggourt
JSB Tadjenanet
IRB El Hadjar
MB Constantine
US Chaouia
IRB Robbah
HB Chelghoum Laid
WMM Tebessa
WA Ramdane Djamel
N Tadmoune Souf

LIRF Groupe Centre-Est
AB Barika
AS Bordj Ghedir
CA Kouba
FC Bir El Arch
IB Khémis El Khechena
IB Lakhdaria
IRB Sidi Aïssa
JS Hai El Djabel
OMR El Annasser
Ras Oued Club
RC Arbaa
US Doucen
USF Bordj Bou Arreridj
WA Rouiba

LIRF Groupe Centre-Ouest
ARB Ghris
CRB Ain Ouessera
ES Berrouaghia
ESM Koléa
FCB Frenda
HAC Hydra
HB Ghardaïa
IRB Sougueur
JSM Tiaret
MB Hassi Messaoud
SCD Ain Defla
USB Hassi R’mel
USM Chéraga
WA Baladiate Tissemssilt

LIRF Groupe Ouest
CC Sig
CRB Ain Sefra
CRB Bogtob
CRB Hennaya
GC Mascara
HB El-Bordj
IR Mécheria
JS Sig
JSA Emir Abdelkader
MB Hessasna
MB Sidi Chahmi
NASR Senia
SC Mécheria
SC Médione Oran

Já a 5ºdivisão sãos as Ligas Regionais

Ligue Régionale de Alger
NRB Sidi Daoud
SS Sidi Aich
ORB Akbou
JS Tichy
OC Azzazga
HC Ain Bessam
ES Azzeffoun
ASC El Hachimia
MC Bouira
LC Iflissen
ES Birghbalou
JS Azzazga
JS Ighil Ouazzoug
JSB Menaiel
ES Timezrit
O Boumerdes

Ligue Régionale de Annaba
AU.Annaba
CM.Tacha
CRB.Dréan
CRB.Heliopolis
CS.Hama Loulou
ESB.Besbes
IRB.Sedrata
JM.Sidi Salem
JS.Pont Blanc
NRB.El Ogla
ORB.Boumahra Ahmed
ORB.Guelaat Bousbaa
OS.Ouenza
OS.Sidi Belgacem
US.Tébessa
USM.Daghoussa

Ligue Régionale de Batna
IRB Berhoum
AB Chemora
IR El Anasser
AB Sidi Khaled
JS Chaoui
NRB Ouled Derradj
NRB El Achir
CRB Kais
MC M'sila
CRB Aïn Djasser
ROC Ras El Oued
EJ Bordj Bou Arreridj
ES Bouakal
USF Bordj Bou Arreridj

Ligue Régionale de Blida
CBBS
CCR
CRBB
CRBEA
CRBSendj
IBMz
IRBB
IRBBM
IRBChif
JSBB
NBBI
NCBEA
ORBOF
SKAF
WBM
WRBA

Ligue Régional Constantine
WA.CONSTANTINE
ESC.TADJENANET
WJ.SKIKDA 
SA.SETIF     
JJ.AZZABA   
JBA.AIN.KERCHA
CB.MILA
EL.EULMA   
CRB.FERDJIOUA
AB.CHELGHOUM.LAID 
CR.AIN M’LILA
ASC.OULED.ZOUAI 
WRT.SETIF
RC.BOUGAÄ
DRB.TADJENANET
NRB.BEKKOUCHE.LAKHDAR

Ligue Régionale Ouargla
M.B.Rouisset
O.ElOued
C.R.Benithour
N.R.B.Meggarine
C.S.N.Laghouat
A.S.C.Ouargla
I.R.B.Laghouat
I.R.B.Nezla
A.S.B.Metlili
C.R.B.Tebesbest
R.C.B.L.Menea
W.R.H.Tamanrasset
C.S.J.C.Illizi
J.S.Sidi Bouaziz
I.R.B.Aflou

Ligue Régionale de Oran
MB Sidi Chami
ICS Tlemcen
JS Emir AEK
MCB Hadjadj
NRB Bethioua
CRB Hennaya
NASR/Senia
O.Arzew 3
WAC Terga
CRB Sfisef
CRB Mazouna
ASB Nedroma
USM Oran
CRB El Amria
IRBS Lakhdar
CRB Ben Badis

Ligue Régionale de Saïda
CRC Tiaret
ESBDahmouni
IRBTiaret
WABAKermes 
IRBAin Deheb 
CRBFroha
IRBOTaria
O.Medrissa
IRBAin. Hadjar
IRBMDouz
GCBMascara
NCMaoussa
IRB Youb
USB Tisselmit
ASB Sidi Kada
USM Saida

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Chade Club Colours 2010!!!

Première Division (Ligue de N'Djamena)

Foullah Edifice- sky blue/white/white
Gazelle FC-white/black/black
Tourbillon FC -all blue
AS CotonTchad -all green
Renaissance FC- red(green)/red/yellow
ELECT Sport- blue/blue/white
Toumaï-yellow(red sleeves)/yellow/yellow
AS DGSSIE- all red
Postel 2000 - all blue(yellow)
US de Moursal- red/white/white

Renaissande contra Postel 2000 pela Liga

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Futebol na Bolívia!!!

Olá amigos bom dia,

Creio que recebemos mais notícias quando equipes brasileiras jogam por lá na Taça Libertadores ou nas eliminatórias,pois então vamos a seu campeonato nacional.

Campeonato Nacional 2010-Torneo Apertura(Início em Março)

Bolívar(La Paz)/Real Potosí(Potosí)/Universitario (Sucre)/San José(Oruro)/Blooming(Santa Cruz)/Oriente Petrolero(Cochabamba)/Jorge Wilstermann(Cochabamba)/The Strongest(La Paz)/Guabirá(Santa Cruz)
Aurora(Cochabamba)/La Paz FC(La Paz)/Real Mamoré (Trinidad/Beni).

Na Bolívia a segunda divisão é considerada semi-profissional,o profissionalismo foi implantado em 1951,ela é disputada pelos Departamentos em que o país é dividido.Cada Liga destes Departamentos tem seu próprio campeonato, com várias divisões em cada um deles.
Ao final dos campeonatos departamentais,os dois primeiros de cada liga, se classificam para a Copa Simón Bolívar,cujo vencedor desde 1989 tem acesso direto a 1°divisão profissional.

São 9 Ligas Departamentais:La Paz/Oruro/Cochabamba/Sucre/Potosí/Tarija/Beni/Pando/Santa Cruz de la Sierra

A Copa Simón Bolívar é dividida em três grupos:

GRUPO A- Clubes classificados de La Paz/Oruro e Cochabamba
GRUPO B-Clubes classificados de Sucre/Potosí e Tarija
GRUPO C-Clubes classificados de Beni/Pando e Santa Cruz

Vou colocar abaixo uma lista dos clubes mais conhecidos por Liga e algumas informações adicionais,para vocês poderem ter uma noção onde estão alguns clubes que já participaram do campeonato nacional profissional e hoje militam no amadorismo.

1)Liga de La Paz

Capital:La Paz(3660 m de altitude)
Clubes principais:
Mariscal Braun/Chaco Petrolero/Deportivo Municipal/Ferroviário/Unión Maestranza Viacha/Atletico Alianza/Universitario/Always Ready/Atletico Gonzalez/Universitário/Atletico La Paz/White Stars/ABB/Deportivo Litoral/Iberoamericana/31 de Octubre La Paz.

2)Liga de Chuquisaca

Capital:Sucre (2.800m de altitude)
Clubes principais:
Stormers/Independiente Petrolero/Fancesa/Junín/Univ.S.F.Xavier/Fígaro Constructador/Magisterio

3)Liga de Potosí

Capital:Potosí(3.967m de altitude)
Clubes principais:
Universitario/Municipal/Independiente Unificada/Nacional Potosí/Stormers San Lorenzo/Wilsterman Unificada

4)Liga de Beni

Capital:Trinidad(130m de altitude)
Clubes principais:
Real Beni/Atletico Pompeya/1° de Mayo/20 de Agosto

5)Liga de Cochabamba

Capital:Cochabamba (2560 de altitude)
Clubes principais:
ORCOBOL,Metalsan/Petrolero/Enrique Happ/Litoral/Universitario/Ayacucho/Bata Cochabamba/San Pedro

6)Liga de Tarija

Capital:Tarija (1854m de altitude)
Clubes principais:
Ciclón/Union Central/Royal Obrero

7)Liga de Santa Cruz

Capital:Santa Cruz de la Sierra (416m de altitude)
Clubes principais:
Destroyers/La Belgica/Sebastian Pagador/Mariscal Santa Cruz/Real Santa Cruz/Universidad

8)1)Liga de Oruro

Capital:Oruro(3.706m de altitude)
Clubes principais:
Oruro Royal(único clube centenário,fundado em 1896 e primeiro clube formado no país)/31 de Octubre/Bolivar Nimbles/Ingenieros

9)Liga de Pando

Capital:Cobija(235m de altitude)
Clubes principais:
Vaca Diez/27 de Mayo

Achei interessante também para localização,apesar de ser um país pequeno a distância em Km entre La Paz a capital e algumas cidades bolivianas,sede da maioria destes clubes,não é pequeno assim,na prática né:

La Paz - Cochabamba- 384 km
La Paz -Oruro- 229 km
La Paz-Potosí- 549 km
La Paz- Santa Cruz de la Sierra- 900 km
La Paz-Sucre- 700 km
La Paz-Tarija- 910 km
La Paz-Trinidad- 600km

CLUBES MAIS POPULARES DA AFRICA

TOP 15 CLUBES AFRICANOS POR POPULARIDADE

NATIONAL AL-AHLY(EGITO)
ASANTE KOTOKO(GANA)
ASEC ABDJAN(MIMOSAS)-(COSTA DO MARFIM)
CANON YAOUNDÉ(CAMARÕES)
CLUB AFRICAIN(TUNISIA)
ESPERANCE TUNIS(TUNISIA)
FAR RABAT(MARROCOS)
HEARTS OF OAK(GANA)
JSK KABYLIE(ARGELIA)
MAMELODI SUNDOWNS(AFRICA DO SUL)
ORLANDO PIRATES(AFRICA DO SUL)
TONERRE YAOUNDÉ(CAMARÔES)
WAC CASABLANCA(MARROCOS)
ZAMALEK(EGITO)
SHOOTING STARS(NIGERIA)