quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vilankulo Futebol Clube de Moçambique



Primeiro clube-empresa reconhecido pela federação moçambicana de futebol, segue abaixo um pouco de sua história:

Em meados de 2003, iniciam-se reuniões de auscultação com todas as personalidades amantes e influentes no desporto e que fizeram parte da história desportiva no distrito de Vilankulo.

Estas reuniões foram levadas a cabo pelo Município de Vilankulo com o objectivo da criação de um clube de futebol mais sólido para representar Vilankulo em competições federadas, tendo instalado uma comissão para a criação do clube que fora liderado pelo senhor Ussene Momade Faquirá, já falecido.
Fundação do Clube

No dia 10 de Julho de 2004, foi então fundado o Vilankulo Futebol Clube, o primeiro clube federado em Vilankulo em que foi eleito o Presidente da Assembleia Geral o senhor Eusébio Tomás Jambane e na Direcção Executiva o senhor Yassin Suleimane Esep Amuji.

Em pouco tempo o Vilankulo FC fez-se afirmar no panorama desportivo nacional, tendo participado no campeonato provincial de Inhambane em 2005 e qualificado para o campeonato nacional da Divisão de Honra – Zona Sul.

Vilankulo Futebol Clube participou em três campeonatos nacionais da Divisão de Honra – Zona Sul em 2006, 2007 e 2008, tendo nos mesmos anos representado a Provincia de Inhambane nos Oitavos de Final da Taça de Moçambique frente ao Maxaquene, Desportivo de Maputo e Ferroviário de Maputo.

Conforme a história, nenhum dos clubes desportivos em Vilankulo conseguiu manter-se no associativismo tendo-se recorrido sempre a privados e singulares. Vilankulo Futebol Clube não foi diferente, os recursos financeiros enquanto associação nunca chegaram a satisfazer as necessidades do clube.
O Novo Vilankulo Futebol Clube

Em 2008 o Vilankulo Futebol Clube iniciou um novo ciclo de vida por acção do empresário Yassin Amuji. Foi a 17 de Dezembro de 2008 que o Presidente do Clube, o senhor Yassin Amuji apresentou aos sócios e à mesa de Assembleia Geral o projecto de privatização do Clube a seu favor. Após várias horas de debates e troca de ideias, a Assembleia Geral do Vilankulo Futebol Clube aprovou o projecto de privatização, passando a ser o Vilankulo Futebol Clube, um clube desportivo privado.

Fica na história do Futebol Moçambicano, como sendo o primeiro clube privado reconhecido pela Federação Moçambicana de Futebol.

No ínicio do ano 2009, após a privatização, foram introduzidas inovações e modernização no Clube. Este passou a ter um autocarro particular para as deslocações, iniciaram-se as obras do Centro de Estágio e campo de treino do clube e foi aberta uma loja oficial para venda de artigos e produtos com a marca do clube, a primeira do género no nosso país.

Criou-se a página oficial do clube na Internet com notícias, resultados e todos os detalhes como qualquer página dum clube de futebol do panorama desportivo internacional.

Finalmente, a novidade em Moçambique que passa por uma taxa anual renovável para oficializar um adepto atribuindo a este um cartão que beneficia de descontos por várias lojas do País.

Criou-se e têm sido criadas bases, parcerias e actividades empresariais envolvendo o clube.

Temos assim um novo Vilankulo Futebol Clube, rumo à modernização, um clube pioneiro em Moçambique em termos de gestão privada. Este é o Vilankulo Futebol Clube que todos juntos estamos a criar, um clube rumo ao Moçambola, a maior competição futebolística de Moçambique.

O Vilankulo FC utiliza o Estádio Municipal de Vilankulo como o seu campo de jogos. Um estádio com capacidade para 5.000 pessoas.

Este estádio teve a sua inauguração num jogo entre o CD Maxaquene e o Clube da Costa do Sol onde estiveram presentes acima de 10.000 espectadores.

Em 2007, após o ciclone tropical de categoria 4 - Favio - que deixou a vila de Vilankulo sem um único abrigo, o estádio ficou completamente destruído restando apenas a relva para a prática do futebol, tendo o Conselho Municipal envidado esforços para melhorar as condições do estádio o que culminou com um projecto de reabilitação total do estádio por parte da Multi-nacional Sasol, projecto este que iniciará a reabilitação em meados de 2009.

FONTE:www.vfc.co.mz

Um comentário:

  1. mto legal a historia desse clube pioneiro! Boa sorte pra ele! Quem sabe um dia nao arrumo uma camsia dele pra minha colecao??? hehehehe

    ResponderExcluir