Este blog é para uma parcela dos fanáticos pelo futebol que além de guardarem as informações dos clubes mundo afora, gostam das descrições dos uniformes.E isso pode ter inúmeras utilidades, como fichas dos clubes, jogos de botão, football manager..etc.Minha intenção é apenas disponibilizar uma das partes de minhas pesquisas. The house of club colours and uniforms.Soccer Logos partner.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Vilankulo Futebol Clube de Moçambique
Primeiro clube-empresa reconhecido pela federação moçambicana de futebol, segue abaixo um pouco de sua história:
Em meados de 2003, iniciam-se reuniões de auscultação com todas as personalidades amantes e influentes no desporto e que fizeram parte da história desportiva no distrito de Vilankulo.
Estas reuniões foram levadas a cabo pelo Município de Vilankulo com o objectivo da criação de um clube de futebol mais sólido para representar Vilankulo em competições federadas, tendo instalado uma comissão para a criação do clube que fora liderado pelo senhor Ussene Momade Faquirá, já falecido.
Fundação do Clube
No dia 10 de Julho de 2004, foi então fundado o Vilankulo Futebol Clube, o primeiro clube federado em Vilankulo em que foi eleito o Presidente da Assembleia Geral o senhor Eusébio Tomás Jambane e na Direcção Executiva o senhor Yassin Suleimane Esep Amuji.
Em pouco tempo o Vilankulo FC fez-se afirmar no panorama desportivo nacional, tendo participado no campeonato provincial de Inhambane em 2005 e qualificado para o campeonato nacional da Divisão de Honra – Zona Sul.
Vilankulo Futebol Clube participou em três campeonatos nacionais da Divisão de Honra – Zona Sul em 2006, 2007 e 2008, tendo nos mesmos anos representado a Provincia de Inhambane nos Oitavos de Final da Taça de Moçambique frente ao Maxaquene, Desportivo de Maputo e Ferroviário de Maputo.
Conforme a história, nenhum dos clubes desportivos em Vilankulo conseguiu manter-se no associativismo tendo-se recorrido sempre a privados e singulares. Vilankulo Futebol Clube não foi diferente, os recursos financeiros enquanto associação nunca chegaram a satisfazer as necessidades do clube.
O Novo Vilankulo Futebol Clube
Em 2008 o Vilankulo Futebol Clube iniciou um novo ciclo de vida por acção do empresário Yassin Amuji. Foi a 17 de Dezembro de 2008 que o Presidente do Clube, o senhor Yassin Amuji apresentou aos sócios e à mesa de Assembleia Geral o projecto de privatização do Clube a seu favor. Após várias horas de debates e troca de ideias, a Assembleia Geral do Vilankulo Futebol Clube aprovou o projecto de privatização, passando a ser o Vilankulo Futebol Clube, um clube desportivo privado.
Fica na história do Futebol Moçambicano, como sendo o primeiro clube privado reconhecido pela Federação Moçambicana de Futebol.
No ínicio do ano 2009, após a privatização, foram introduzidas inovações e modernização no Clube. Este passou a ter um autocarro particular para as deslocações, iniciaram-se as obras do Centro de Estágio e campo de treino do clube e foi aberta uma loja oficial para venda de artigos e produtos com a marca do clube, a primeira do género no nosso país.
Criou-se a página oficial do clube na Internet com notícias, resultados e todos os detalhes como qualquer página dum clube de futebol do panorama desportivo internacional.
Finalmente, a novidade em Moçambique que passa por uma taxa anual renovável para oficializar um adepto atribuindo a este um cartão que beneficia de descontos por várias lojas do País.
Criou-se e têm sido criadas bases, parcerias e actividades empresariais envolvendo o clube.
Temos assim um novo Vilankulo Futebol Clube, rumo à modernização, um clube pioneiro em Moçambique em termos de gestão privada. Este é o Vilankulo Futebol Clube que todos juntos estamos a criar, um clube rumo ao Moçambola, a maior competição futebolística de Moçambique.
O Vilankulo FC utiliza o Estádio Municipal de Vilankulo como o seu campo de jogos. Um estádio com capacidade para 5.000 pessoas.
Este estádio teve a sua inauguração num jogo entre o CD Maxaquene e o Clube da Costa do Sol onde estiveram presentes acima de 10.000 espectadores.
Em 2007, após o ciclone tropical de categoria 4 - Favio - que deixou a vila de Vilankulo sem um único abrigo, o estádio ficou completamente destruído restando apenas a relva para a prática do futebol, tendo o Conselho Municipal envidado esforços para melhorar as condições do estádio o que culminou com um projecto de reabilitação total do estádio por parte da Multi-nacional Sasol, projecto este que iniciará a reabilitação em meados de 2009.
FONTE:www.vfc.co.mz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
mto legal a historia desse clube pioneiro! Boa sorte pra ele! Quem sabe um dia nao arrumo uma camsia dele pra minha colecao??? hehehehe
ResponderExcluir