domingo, 19 de setembro de 2010

Seleção Palestina já jogou o Campeonato Chileno!!!



Já tivemos de tudo no futebol e talvez uma das histórias mais interessantes é esta abaixo,com a participação da seleção palestina em um campeonato de clubes.
A seleção palestina foi criada em 1928,e desde 1998 é reconhecida pela Fifa e no ano de 2003 foi convidada a participar da terceira divisão do futebol chileno.Atualmente tem a autorização da Fifa para repatriar jogadores em outros países mundo afora.Esta seleção constitui num caso especial a nível mundial pois para que pudesse jogar teve de ingressar em suas fileiras jogadores de nacionalidades diversas principalmente pela proibição de Israel que os futebolistas palestinos que residem nos territórios ocupados possam viajar ao exterior.Com isso a federação procurou para substituí-los palestinos e pessoas de origem palestina mundo afora.E o Chile é onde existe a maior colônia palestina do mundo,vivem no país cerca de 350.000 pessoas de origem palestina.

Em 2003 a . Asociación Nacional de Fútbol Amateur do Chile,a ANFA,decidiu acolher a equipe palestina no campeonato da Terceira Divisão devido as boas relações que tem o atual técnico da seleção Nicola Hedwan e que também havia realizado boas campanhas dirigindo clubes chilenos da terceira divisão e das categorias profissionais da 1° e 2° divisões.A ANFA que possui em todo país cerca de 1 milhão e 800 mil jogadores,não remunerados,era o lugar ideal para que a seleção palestina fosse convidada a jogar sem custos.Assim como seus jogadores,Hadwa,seu treinador resolveu não cobrar por seus serviços e pediu que seu salário fosse enviado diretamente as instituições que trabalham nos territórios ocupados e que ajudam crianças e exilados de guerra.Com isso a relação de Hadwa dentro do Chile e o tamanho da colônia palestina no país levaram a federação palestina a pedir ajuda a todos os clubes da terceira divisão que após uma reunião admitiram o ingresso do país em seu campeonato.
Assim sendo a federação chilena autorizou a contratação de jogadores até a oitava geração de sangue palestino que permitiu que descendentes dos imigrantes que chegaram ao Chile antes da 1°Guerra Mundial,escapando da dominação do Império Turco-Otomano e que logo fincaram raízes em território chileno, fossem aceitos no campeonato.

No início os dirigentes chilenos não sabiam se a decisão poderia acarretar conflitos nos estádios,riscos de atentados ou qualquer outro tipo de problema relativo a inclusão da seleção palestina no campeoanto.Apesar do receio a experi~encia foi extremamente positiva.
Com isso a Seleção Palestina assegurou no ano de 2003 a participação na Terceira Divisão Chilena,cujo objetivo era para que servisse de preparação para os Jogos Olímpicos de Atenas e ter uma base de jogadores mais experientes e que pudessem representar a Palestina nas eliminatórias do Mundial de 2006 na Alemanha.
A equipes disputou o campeonato chileno em 2003 com uma equipe sub-23 com jogadores provenientes de toda a América Latina,Estados Unidos e do Chile,todos com origem palestina.Hadwa,técnico da seleção principal,nomeou como seu auxiliar Leonardo Vines na seleção sub-23,ex-goleiro profissional, e mandou seus jogos no estádio Municipal de La Cisterna,na preliminar do clube profissional chileno,o Palestino.A participação do país na Copa Chile,torneio inicial, foi positiva ,integrou o grupo C junto com Universidad Católica B,San Antonio Unido r Lautaro Buin.No campeonato não obtiveram sequer pontos,perdendo todas as partidas e com 3 gols a favor.
No campeonato de pontos corridos competiram na Zona Norte e jogaram 21 das 26 rodadas e em setembro do mesmo ano deixaram o campeonato porque era muito complicado disputar o torneio normalmente e conciliar com a agenda internacional que alguns de seus jogadores tinham de disputar pela seleção principal.Foi curiosa porém muito enriquecedora a participação da seleção palestina no ano de 2003 como convidada do campeonato chileno da 3°divisão.

3 comentários:

  1. muito interessante essa historia!!!!

    ResponderExcluir
  2. A primeira seleção palestina quando da sua criação em agosto de 1928 era composta apenas por atletas judeus. Chegou a disputar as eliminatórias das copas de 1934 e 1938, sendo desclassificada por Egito e Grécia respectivamente.
    Árabes palestinos, especificamente aqueles de crenças Islâmica, se abstiveram de participar no futebol do início da formação, devido à sua resistência a "cultura Ocidental "

    ResponderExcluir
  3. Com a independência do Estado de Israel em 1948, a Associação Palestina de Futebol passou a se chamar Associação Israelense de Futebol, já que todos os atletas e dirigentes da Associação Palestina de Futebol fundada em 1928 e reconhecida pela FIFA em 1929 eram judeus palestinos.

    ResponderExcluir