sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Suicídio de ídolos do futebol, um fato não tão incomum na Bolívia!!!

Quem imaginava que o suicídio de Ramiro Castillo, um dos grandes ídolos da história do futebol boliviano em todos os tempos a alguns anos atrás foi um fato isolado está enganado.
Em 1964, a equipe do Bolívar de La Paz, a mais tradicional do país passava por uma crise e estava para ser rebaixado a 2°divisão da Associação de Futebol de La Paz, na época a principal entidade do futebol boliviano.A segunda divisão era amadora, o que seria um retrocesso a equipe vitoriosa da capital do país.

Outro dos seus grandes ídolos em todos os tempos, Victor Agustín Ugarte,rficou comovido pelo início ruim com três derrotas de sua equipe de coração.O maestro como era chamado, inclusive já havia se retirado do futebol com grande sucesso no ano anterior especialmente no campeonato sul-americano de 1963 conquistado pela seleção boliviana decidiu então voltar e envergar a camisa do clube que com grande fidelidade e competência representou durante 25 anos, angustiado pela situação da equipe que tantas felicidades havia lhe dado.
Porém sua volta não foi suficiente para que a equipe evitasse o rebaixamento a divisão amadora do futebol boliviano em 1964.Em 29 de Dezembro, faltando uma partida para jogar,o Bolívar perdia para o Universitário por 2x1 e era rebaixado pela primeira vez na história a segunda divisão amadora.
Numa temporada que teve também a conquista do The Strongest,o seu grande rival, ocorria a derrocada de seu clube do coração e de sua vida,foi demais para o maestro e em 24 de Novembro de 1964, antes mesmo do remate final desta história, Ugarte cometia o suicídio em La Paz.
A amargura de ver a situação da “Academia”, como era conhecida sua equipe, que foi de encontro com sua carreira vitoriosa paraceu para Ugarte traduzir-se em uma única frase:”Missão Cumprida”.
Própria de quem não tem mas nada a oferecer ao mundo e de maneira trágica ele partiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário